A base perfeita existe?

Um dos maiores (se não o maior!) desafios do mundo da maquilhagem consiste exatamente na escolha da base perfeita! Será que ela existe?

Na hora de escolher uma base devemos ter em conta vários fatores, tais como o nosso tipo de pele, as condições atmosféricas do local onde vivemos (ou vamos passar algum período de tempo) e o nosso estilo de vida.

Se soubermos escolher uma base tendo em conta fundamentalmente estes três fatores vamos perceber que a base perfeita existe sim!

Para as pessoas com pele seca ou muito seca é importante que a base a usar seja hidratante. Só assim iremos evitar o efeito de pele repuxada e acumulação nas zonas do rosto com rugas ou simplesmente rugas de expressão.

No que toca a peles oleosas a escolha deve cair sobre bases oil free, caso contrário a pele ganhará um aspeto brilhoso e a durabilidade da base ficará afetada.

As peles mistas são as mais desafiantes! Para este tipo de pele é importante tentar equilibrar o uso dos dois tipos de produtos: nas zonas mais secas base para peles secas e nas zonas mais oleosas base (ou corretor) para peles oleosas. Pessoalmente não sou grande fã de produtos usados em exclusivo para todos os tipos de pele ou formulados para peles mistas. Prefiro usar produtos diferentes em zonas do rosto com necessidades diferentes, ou então contrabalançar o uso como, por exemplo, aplicar um pó matificante após a colocação de base para peles secas.

O clima e o estilo de vida são igualmente determinantes para atingirmos o efeito pretendido com a base. No Inverno a pele fica mais seca, o que pode ser um problema para quem tem naturalmente esse tipo de pele. Hidratar profundamente o rosto e não usar produtos em pó após a aplicação da base pode ser uma solução. Existem pós bronzeadores e blushs em creme que ajudam a contornar esse problema. No Verão a pele fica mais brilhosa e produz mais sebo, pelo que quem tem a pele oleosa deve completar a aplicação da base com pó matificante ou usar mesmo bases em pó ou compactas específicas para esse tipo de pele.

Se queremos uma base para usar no dia a dia a escolha deve cair sobre bases de cobertura ligeira a média, para um aspecto natural e fresco. Já se pretendemos um produto que nos garanta um look mais duradouro devemos apostar em bases com cobertura mais alta e que assegurem a sua durabilidade durante várias horas.

Exemplo de bases ideais para o dia a dia:

BE2141-1 Matte FX foundation no.1 ivory

Beauty UK Matte – FX Foudation

base-shiseido

Shiseido – Sun Protection Liquid Foundation

bourjois

Bourjois – Comme Aprés 10 heures de Sommeil

mary kay

Mary Kay – Timewise Foundation

vichy base

Vichy – Aerateint Pure

Bases ideais para um evento ou ocasião especial:

mac-cosmetics-pro-longwear-spf-10-foundation-fall-2010-1000x1000

M.A.C – Pro Longwear Foundation

p-1446-Matchmaster-1.5-72

M.A.C – Matchmaster Foundation

chanel base

Chanel – Perfection Lumiére

estee-lauder-double-wear-stay-in-place-base-maquillaje-fluida-spf-10-no-02-pale-almond

Estée Lauder – Double Wear Foundation

make up forever base

Make Up Forever – High Definition Foundation

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s